Existem alguns ingredientes para salada que possuem um teor altíssimo de proteína e são ideais para quem deseja consumir mais desse nutriente.
Portanto, nós vamos mostrar a você como montar uma boa salada com alguns ingredientes proteicos e que vão ser importantes na sua dieta, ajudando não só a passar a fome, mas a nutrir bem em qualquer refeição.
Edamame
É um superalimento na culinária oriental, em especial no Japão, por conta das grandes quantidades de proteínas que possui em sua composição.
Esse alimento, com uma aparência similar à da ervilha, é conhecido como soja verde, visto que são os ramos colhidos desse outro alimento antes de amadurecer que dão origem ao edamame.
Apesar da sua origem asiática, o edamame é cada vez mais popular aqui no Brasil, principalmente entre aqueles que desejam ter uma alimentação bem mais saudável.
Há a possibilidade de se comprar o edamame congelado, o que torna mais fácil a sua preparação e uso em diferentes refeições, como almoço e jantar, mesmo em dias corridos.
Portanto, vale muito a pena ter esse superalimento com alto teor de proteína em casa para adicionar em sua salada.
Brócolis
O brócolis é um alimento ao mesmo tempo muito amado e muito odiado, portanto, pode ser que você goste muito dele em sua salada, mas também evite utilizá-lo.
Se o seu caso é o primeiro, então pode ter certeza que vale bastante a pena adicionar essa opção em sua sala para aumentar a quantidade de proteínas consumidas.
Isso porque em 100 gramas de proteínas você encontra quase 4 gramas de proteína, além de outras opções de nutrientes, como vitaminas, minerais e os antioxidantes.
O melhor é sempre cozinhá-lo no vapor antes de adicionar à sua salada, o que vai tornar o seu consumo mais gostoso e vantajoso ao organismo.
Agrião
O agrião é um outro ingrediente de saladas extremamente famoso, sendo não só uma boa fonte de proteínas, mas também de vitamina A e C, iodo, cálcio e ferro.
Inclusive, o agrião conta com uma quantidade maior de ferro do que o espinafre e é ótimo tanto para o sistema digestivo quanto para as suas vias respiratórias.
Couve-manteiga
A couve-manteiga faz muito sucesso junto com uma boa feijoada, não é verdade?
O que nem todos sabem é que essa folha é extremamente rica em proteínas, contando com quase 3 gramas desse nutriente a cada 100 gramas do alimento.
Além da quantidade de proteínas, esse alimento ainda tem nutrientes como fibras, vitamina A, ferro e ácido fólico, portanto, é benéfico a todo o organismo e por isso você deve adicioná-lo em sua salada.
Grão-de-bico
Para muitas pessoas, o grão-de-bico já é uma opção de fonte proteica de origem vegetal que substitui qualquer alimento animal.
Ele pode ser usado para fazer panqueca, em sopas e, claro, em saladas, sendo um alimento que tem muitos outros nutrientes, como ferro, manganês, ácido fólico e fósforo, por exemplo.
Para se ter uma ideia da sua potência em termos de proteína, são 21 gramas de proteína em cada 100 gramas dessa leguminosa.
Quinoa
Por fim, temos a quinoa, também considerada um superalimento, que é uma ótima opção para adicionar em sua salada para ela ficar rica em proteínas.
Além desse nutriente, a quinoa ainda é riquíssima em ferro, fósforo, vitaminas (as do complexo B, em especial) e o zinco.
A quantidade de fibras existente no alimento é fundamental para regular o intestino e também a liberação da glicose no sangue.
Conclusão
Como você viu aqui, existem muitas opções de ingredientes para sala que contam com um teor bem alto de proteína, caso do edamame congelado.
Neste texto, falamos mais sobre essas opções e como é importante adicioná-las em sua sala para aproveitar, além da proteína, os outros nutrientes de cada um.
O que você achou do conteúdo de hoje sobre os 6 ingredientes para salada com alto teor de proteína?