Funções executivas (parte 3) - Blog do DANIEL CARREIRA FILHO

Publicado em: 27/02/2020 às 07h06

Gazeta Esportiva

Mais alguns pontos de provocações à criatividade docente

2- Controle Inibitório
• Inibição do impulso para selecionar a melhor escolha.
• Prevenir uma reação e pensar antes de agir.
• Controlar sua emoção antes de um ação impulsiva.

Algumas Sugestões:
o Dispor algumas tarefas na frente das crianças dizendo o que deverá ser feito, fazer uma corrida coletiva e a um comando parar e em seguida convidar a criança para fazer uma das tarefas à sua frente, pensando em sua escolha antes de executar (favorecimento do deslocamento, alternância de tarefas e prática da flexibilidade).
o Colocar alguns obstáculos para as crianças escolherem para enfrentar aquele que se sentirem capacitadas (controle da emoção e capacidade de se planejar).

3- Memória de trabalho verbal
• Retenção e manipulação de uma informação verbal.
• Memória ativa e de curto prazo para realizar uma tarefa.

Algumas Sugestões:
o Verbalizar o passo a passo de uma atividade a ser feita;
o Pedir para algumas crianças repetirem a sequência da atividade (corrigir, se necessário por meio da intervenção de outras crianças, ou do professor);
o Pedir para a criança fazer em pensamento o passo a passo da atividade;
o Dar um comando verbal para que a atividade seja realizada ou interrompida, e um comando verbal para o seu término;
o Dizer para a criança pensar no que foi feito e se poderia ter feito melhor;
o Criar e executar uma outra atividade diferente da realizada;
o No final da aula, pedir para as crianças verbalizarem sequencialmente os passos das atividades que foram feitas.

Colaboração da professora Ignez De Nardi