Inscrições abertas para voluntários do UEMS Acolhe em quatro cidades

Publicado em: 30/01/2020 às 15h00

Imprensa

O Programa UEMS ACOLHE – Acolhimento Linguístico, Humanitário e Educacional a Migrantes e Refugiados, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), realizará capacitações para voluntários que desejam colaborar com as aulas do curso de extensão 'Português para Estrangeiros: Módulo Acolhimento' nas cidades de Campo Grande, Dourados, Nova Andradina e Itaquiraí no primeiro semestre de 2020.

Podem ser colaboradores todos aqueles que tenham interesse em lecionar voluntariamente língua portuguesa para este novo público e que tenham disponibilidade para as aulas.

Para se inscrever é preciso entrar em contato pelo telefone (067) 9.9984-6419 ou pelo endereço de e-mail: uemsacolhe@uems.br. Já as inscrições para as novas turmas de estrangeiros serão abertas no início de fevereiro.

Durante a capacitação será abordada a pedagogia aplicada no Programa, a dinâmica das aulas e também questões relacionadas ao protocolo de atendimento aos migrantes e refugiados no nosso estado.

Em Campo Grande, a capacitação será realizada a partir do dia 05/02, quarta-feira, das 19h às 21h30, na Unidade Universitária de Campo Grande, localizada na Avenida Dom Antônio Barbosa, 4155 - Bairro Jardim Santo Amaro. Já em Dourados, a capacitação acontecerá nos dias 08 e 09/02, a partir das 08h na Casa da Cultura da UEMS, situada Rua Monte Alegre, Nº 1810, Jardim América.

 

UEMS ACOLHE

O curso de extensão 'Português para Estrangeiros: Módulo Acolhimento' teve início em 2017 na cidade de Campo Grande e atendeu mais de 300 alunos estrangeiros com as aulas de português e atividades complementares na capital e na cidade de Dourados. O Programa UEMS ACOLHE é o resultado de uma série de ações de extensão que visam um atendimento diferenciado em diversas áreas do conhecimento a comunidade migrante e refugiada, sempre pautada no acolhimento a partir da língua portuguesa.