A Praça do Transbordo - José Tibiriçá Martins Ferreira

Publicado em: 05/12/2019 às 14h02

Assessoria

Foto: Assessoria

José Tibiriçá Martins Ferreira, advogado e produtor rural

Hoje estava numa clínica ao lado do Hospital Evangélico e duas pessoas ao meu lado falavam sobre a praça que está em reforma ali próximo. Eram de fora e perguntaram a um atendente qual era o nome da praça, ele respondeu que  era praça do transbordo.

Retornando, passei em frente à praça vi duas placas, a primeira anunciando que a primeira etapa seria entregue em março de 2018 e já estamos próximo do ano de 2020. Há outra ao lado, noticiando a segunda etapa, mas não indica o prazo de entrega.

Há 50 anos na administração do prefeito João Totó Câmara essa praça foi entregue e recebeu o nome de Dr. Mário Correia, depois foi seu nome mudado para Dr. Antonio Alves Duarte que foi médico e diretor do Hospital Evangélico. Quanto à mudança do nome nada contra, mas em nossa cidade é comum além disso darem apelido a prédios, vejam que existe o edifício Adelina Rigotti, que chamam de prédio das araras, Monumento ao Colono, mais conhecido como Mão do Braz.

Antigamente o pessoal não aprovava a mudança de nomes, era mais conservador e podia até partir para violência como aconteceu com um forasteiro que chegou a Vila União e perguntou se ali era pela jegue. O morador não gostou do apelido e arrancou a peixeira e mostrou para o dito e respondeu: aqui o pela jegue.

Nossa cidade está perdendo a memória, as datas comemorativas estão caindo no esquecimento, um exemplo é o aniversário da cidade, diferente da capital onde a administração municipal procura relembrar fatos de sua história.

Dourados teve muitas comemorações quando completou 80 anos, onde os pioneiros se manifestaram através de entrevistas que estão postadas na mídia. Este ano completa 84 anos e estamos aguardando as comemorações.

Quanto à praça que hoje é conhecida de transbordo não sabemos quando vai ser concluída e como se chamará, porque é muito comum a cada administração, com o aval da Câmara de Vereadores haver mudanças.

Nós douradenses,  temos que ser mais bairristas porque muitas idéias partem de pessoas que não conhecem a nossa história, como o movimento para transformar a Vila Cerrito em cidade universitária.

Temos que ficar alertas como  dizia o velho lobo.

Dourados-MS, 05 de dezembro de 2019.

José Tibiriçá Martins Ferreira, advogado e produtor rural.







燕窝酒酿蛋与传统手工酒酿蛋的区别燕窝酒酿蛋。燕窝酒酿蛋采用的原料都是优质的纯天然有机食品,产品无任何激素,没有任何副作用产后丰胸怎么办。主要成份有:酒酿原汁、土鸡蛋、珍珠糯米、姜汁红糖、泰国野葛根等提取物。不仅顺应了女性健康丰胸的需求丰胸成功案例,而且还是目前为止唯一一款安全到哺乳期都能喝的丰胸产品。它就是时下最受女性喜爱的燕窝酒酿蛋粉嫩公主酒酿蛋