Com 31 mil casos de dengue em MS, Ministério da Saúde antecipa campanha

Publicado em: 11/09/2019 às 12h53

Ministério da Saúde

Com 31.465 casos este ano confirmados de dengue em Mato Grosso do Sul, a campanha de combate ao Aedes aegypti foi antecipada pelo Ministério da Saúde. A ação lançada nesta quarta-feira (11) vai mobilizar secretários, prefeitos e a população para medidas de prevenção contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. 

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde do Estado, de janeiro até 11 de setembro, foram 26 mortes por dengue, 54.614 casos notificados e 31.465 confirmados. Os óbitos foram registrados em Campo Grande (8), Dourados (7), Três Lagoas (3), Maracaju (1), Ponta Porã (1), Corumbá (1), Costa Rica (1), Coxim (2), Amambai (1), e Miranda (1).

A doença pode ser provocada por quatro subtipos de vírus, que vão de 1 a 4. Neste ano, o sorotipo 2, associado a mais casos de dengue hemorrágica, voltou a circular no Estado. Na Capital, o vírus não atuava desde 2009.

O Ministério da Saúde atribui a alta nos casos a vários fatores, um deles ao aumento de chuvas na região Sudeste. A zika e chikungunya, também doenças transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado seguiram na mesma tendência. São 128 casos confirmados de zika e 38 por chikungunya.

Conforme o último boletim epidemiológico da dengue divulgada pela secretaria, dos 79 municípios do Estado, 74 registram alta incidência de dengue, os outros cinco municípios (Aquidauana, Anastácio, Inocência, Juti e Paranhos) registram média incidência da doença. O auge das notificações de dengue foi registrado em março e abril deste ano em MS. São Gabriel do Oeste lidera o ranking com maior incidência (quantidade de casos notificados por 100 mil habitantes).

Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de casos de dengue, zika e chikungunya aumentou no Brasil. Ao todo, 650 pessoas morreram entre 30 de dezembro de 2018 e 24 de agosto de 2019. A região Sul foi a que teve o maior aumento percentual de novos casos das três doenças.

 

 







燕窝酒酿蛋与传统手工酒酿蛋的区别燕窝酒酿蛋。燕窝酒酿蛋采用的原料都是优质的纯天然有机食品,产品无任何激素,没有任何副作用产后丰胸怎么办。主要成份有:酒酿原汁、土鸡蛋、珍珠糯米、姜汁红糖、泰国野葛根等提取物。不仅顺应了女性健康丰胸的需求丰胸成功案例,而且还是目前为止唯一一款安全到哺乳期都能喝的丰胸产品。它就是时下最受女性喜爱的燕窝酒酿蛋粉嫩公主酒酿蛋