Lia Nogueira cobra contratação de médico para UBS do Maracanã

Publicado em: 19/07/2019 às 13h28

Assessoria

Foto: Eliel Oliveira

Lia Nogueira afirma que a saúde é um dos setores que precisam ser prioridade

Atendendo a reivindicações de moradores, a vereadora Lia Nogueira (PL), está cobrando da Prefeitura de Dourados por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a contratação de médico para a UBS do Jardim Maracanã. O profissional a ser contratado seria para suprir a demanda de mais de 3.500 pacientes que são atendidos todos os meses pela equipe 25 do PSF (Programa Saúde da Família).

De acordo com as denúncias feitas por moradores da região do Jardim Maracanã, há cerca de dois meses que eles estão sem médico nesta equipe. Conforme ainda a comunidade, desde que a médica que atendia a equipe 25 se aposentou, que eles estão sem esta cobertura. “Os moradores me informaram que para não comprometer ainda mais o atendimento, os médicos das demais equipes da UBS do Maracanã estão se desdobrando para fazer a cobertura também aos pacientes da equipe 25.

Isso é muito sério porque além de sobrecarregar os profissionais, não resolve o problema. É só uma medida para amenizar a situação”, esclareceu Lia Nogueira.
A vereadora informou também que já entrou em contato com a secretária de Saúde de Dourados, Berenice Machado, para tratar da questão da falta de médico na UBS do Jardim Maracanã.  Segundo Lia Nogueira, a secretária garantiu que o município está empenhado em agilizar o processo de contratação de médico não só para a equipe 25, mas também para outras unidades de saúde de Dourados que enfrentam o mesmo problema.

Em contato com a secretária de Saúde, Berenice Machado, Lia Nogueira recebeu do município a garantia de que o processo seletivo para a contratação de médicos tanto nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), quanto no Hospital da Vida e UPA (Unidade de Pronto Atendimento), está bem adiantado.

“A saúde é um dos setores que precisam ser prioridade, desde que assumimos temporariamente o mandato de vereadora tivemos uma atenção especial com estas questões. Cobramos do município atendimento decente para os usuários do SUS, o pagamento dos salários em atraso dos médicos da UPA, bem como a contratação de profissionais para a Rede de Saúde Pública de Dourados. Enquanto pe rmanecermos nesta função, vamos honrar nosso compromisso de sermos a voz do povo, de sermos os fiscais da população”, ressaltou Lia Nogueira.