Com novo 'O Rei Leão', Disney se torna ótima 'plagiadora' de seus próprios clássicos

Publicado em: 11/07/2019 às 16h30

G1

Há um novo "O Rei Leão" chegando. Ele é tão excelente quanto o original, um pouco mais bonito, um pouco menos emotivo, mas, com a exceção de alguma poucas diferenças, é quase idêntico ao de 1994. Com a estreia no próximo dia 18 nos cinemas brasileiros, vai ser fácil entender seu inevitável sucesso – o difícil será determinar se ele é mesmo necessário.

A nova versão é o ápice da fase "autoplagiadora" da Disney, que há alguns anos tem regravado seus grandes clássicos animados com resultados variados. Alguns, como "Mogli - O menino lobo" (2016), ficam ótimos. Outros, como "Dumbo" (2019), nem tanto.

"O Rei Leão" se encaixa no primeiro grupo, mesmo que se destaque dos demais por contar exatamente a mesma história de seu original, sem grandes modernizações ou desvios. Até as músicas são basicamente as mesmas.

As maiores diferenças são a computação gráfica, responsável por animais realistas e uma bela fotografia, e o novo e talentoso elenco.

Com tudo isso, a trama continua carregada nas suas inspirações shakespearianas. As intrigas de inveja e poder na realeza são transportadas para a savana africana, onde o leão filhote Simba é criado para um dia tomar o lugar de seu pai, rei da região.

Depois de cair em uma cilada de seu tio invejoso, o jovem foge e faz duas amizades inesperadas para aprender a viver sem preocupações. Tudo muito bonito e musical, até que seu passado como herdeiro volta para cobrar a conta.

Para ser justo, essa mesma história foi uma das responsáveis pelo atual status de clássico da animação. A estratégia "em time que está ganhando não se mexe" é justificada também pela arrecadação arrebatadora, que rendeu à Disney a maior bilheteria do ano em 1994.

Dá pra entender, mas ao mesmo tempo fica difícil falar que quem já viu o primeiro precisa assistir a este segundo, à exceção do grande espetáculo visual que proporciona.

Infelizmente, todo o realismo gerado pela nova técnica de animação também impede que os protagonistas transmitam todas as emoções dos personagens desenhados. Na maior parte do tempo, é possível até acreditar que são leões de verdade falando e cantando, mas a simulação falha nos momentos que pedem mais intensidade.







燕窝酒酿蛋与传统手工酒酿蛋的区别燕窝酒酿蛋。燕窝酒酿蛋采用的原料都是优质的纯天然有机食品,产品无任何激素,没有任何副作用产后丰胸怎么办。主要成份有:酒酿原汁、土鸡蛋、珍珠糯米、姜汁红糖、泰国野葛根等提取物。不仅顺应了女性健康丰胸的需求丰胸成功案例,而且还是目前为止唯一一款安全到哺乳期都能喝的丰胸产品。它就是时下最受女性喜爱的燕窝酒酿蛋粉嫩公主酒酿蛋