Consumir água e energia de modo consciente vai além da economia no seu bolso: nos tempos atuais, é um pensamento fundamental para garantir um futuro sustentável para a humanidade. Logo, torna-se imprescindível encontrar maneiras de obter essa redução no dia a dia.
Por exemplo, você pode providenciar uma lava-louças para economizar água na hora de se livrar da louça do almoço ou ainda pensar em comprar uma nova máquina de lavar para substituir a antiga, uma vez que os modelos mais atuais apresentam melhor consumo energético, gastam menos água e oferecem mais funções de lavagem.
Porém, o que mais você pode fazer para reduzir o consumo de água e energia sem precisar reinventar o seu dia a dia? Confira algumas dicas valiosas do que fazer no texto a seguir.
Torneiras fechadas sempre que possível
Quando se fala em consumo excessivo de água, muita gente pode pensar em atitudes que ocasionam um grande desperdício, como lavar a calçada diariamente com mangueira ou tomar banhos extremamente demorados. Contudo, o que realmente “machuca” a conta d’água são os desperdícios presentes nas pequenas atitudes rotineiras.
E o melhor exemplo disso está no hábito de deixar a torneira aberta. Há quem acredite que deixá-la aberta por 2 minutos enquanto escova os dentes não é um problema. Sim, parece que é pouca água que vai embora nesse meio tempo, mas lembre-se que você escova os dentes ao menos três vezes por dia, todos os dias. No fim do mês, são muitos minutos de torneira aberta à toa, não é?
O mesmo vale na hora de lavar a louça. Se já é desperdício quando ela fica aberta enquanto você lava poucos pratos e colheres, imagina quando tem que lavar a louça toda, inclusive as panelas? Essa dica é valiosa até mesmo na hora do banho: enquanto se ensaboa, desligue o chuveiro, abrindo-o novamente apenas na hora que for se enxaguar. Isso pode diminuir o consumo médio de um banho de 180 litros para 48 litros — uma redução de mais de 70%!
Aposte no uso de lâmpadas de LED
Uma dica bem divulgada, mas que continua extremamente relevante – e que não muda em nada a sua rotina – é utilizar lâmpadas de LED em sua residência. Ao contrário das incandescentes, elas são bem mais econômicas e fluorescentes, proporcionando melhor iluminação em qualquer ambiente. Claro, essas lâmpadas exigem maior investimento inicial, mas a longo prazo essa escolha compensa bastante.
Afinal, elas irão gastar bem menos energia, barateando sua conta de luz, sem contar que podem durar até cerca de 14 anos. Além dessa troca, você também pode passar a utilizar as lâmpadas da sua casa de forma mais inteligente. Procure evitar o uso delas durante o dia, aproveitando ao máximo a luz natural nos ambientes. E claro, jamais deixe as luzes ligadas em um cômodo quando não estiver ninguém nele.
Aposente o uso da mangueira
Você é daqueles que usa a mangueira com frequência? Pois saiba que ela pode ser justamente a “vilã” da sua conta d’água. Utilizá-la por cerca de 15 minutos resulta em um consumo de cerca de 180 litros de água. Muita coisa, não é?
Para fugir do desperdício, deixe de utilizá-la em tarefas como lavar o carro, o chão da garagem ou da área de serviço, ou até mesmo ao regar as plantas. Para as primeiras atividades, priorize o uso de pano úmido e de balde, no qual você pode despejar a água tanto no veículo quanto no chão. Já para regar, nada melhor do que usar o bom e velho regador para manter suas plantas bem cuidadas.
Mantenha os seus eletrodomésticos limpos
Você sabia que até mesmo a sujeira acumulada nos aparelhos da sua casa pode interferir no consumo da energia deles? Pois é, mancha e poeira não interferem apenas na questão estética: sem que você se dê conta, você pode acabar gastando muito mais que o necessário.
Um bom exemplo disso é com a geladeira. Ao fazer limpezas regulares nela e mantê-la em bom estado de conservação, ela precisa consumir menos energia para funcionar corretamente. Tanto que o ideal é não forrar as grades (pois isso dificulta a circulação de ar) e jamais colocar alimentos quentes em seu interior, uma vez que isso exigirá que ela trabalhe mais — e consuma mais energia.
O mesmo cuidado de higiene vale para o ar-condicionado. Ele naturalmente já consome muita energia, mas se os filtros do aparelho estiverem sujos, a conta de luz virá ainda mais alta. Isso porque, nessas condições, o temporizador do aparelho é ativado mais vezes, ocasionando mais gasto de eletricidade.