E aí, está se preparando para a residência médica? É bom ficar por dentro da lista de instituições que oferecem mais vagas e saber o que você pode fazer para agarrar uma dessas oportunidades.
A especialidade também conta muito para que você possa se preparar da maneira correta e garantir a sua vaga. Mesmo que você esteja se preparando para uma prova específica, é bom conhecer as outras instituições e o número de vagas para considerar as alternativas.
Entender o nível de concorrência que você vai enfrentar é o primeiro passo para se preparar. Por exemplo, o edital de residência médica da USP é um dos mais concorridos do país, o que exige do candidato um maior preparo. Confira a seguir as provas mais disputadas do Brasil.
Instituições com maior número de vagas
Para ter sucesso na residência, é importante pesquisar e se preparar com antecedência. O preparo envolve conhecer as instituições que oferecem um maior número de vagas, as especialidades disponíveis e o número de vagas. Confira, a seguir, a lista das instituições mais desejadas.
Hospital das Clínicas da USP
Com diferentes institutos, como o Instituto do Coração (InCor) e o Instituto da Criança, o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo figura em primeiro lugar no ranking dos mais disputados do Brasil.
Para a residência, foram ofertadas 318 vagas em diversas especialidades no ano de 2023. Entre elas, a Clínica Médica foi a que concentrou o maior número de vagas, assim como o maior número de inscritos.
Hospital das Clínicas da Unicamp
Conhecido pelo seu programa de excelência em residência e um dos maiores do país, o Hospital das Clínicas da Unicamp também é um dos mais concorridos e é referência nacional em serviços terciários. Os internos passam por estágios nas áreas de urgência, clínica médica, medicina interna e outros.
Só em 2023, foram mais de 5 mil inscritos para concorrer às 304 vagas ofertadas pela instituição. Os aprovados na residência têm a oportunidade de ganhar experiência trabalhando em uma das três unidades:
- Hospital das Clínicas da Unicamp;
- Hospital Estadual de Sumaré;
- Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo (Gastrocentro).
Hospital das Clínicas da Unesp
O Hospital das Clínicas da Unesp também exerce um papel proeminente em formar residentes, especialmente na área da Clínica Médica. Com uma ampla infraestrutura, coloca os residentes em contato com inúmeros casos clínicos, diversificando e aprofundando o aprendizado.
Com professores prestigiados na área acadêmica e clínica, o programa oferece 19 oportunidades de acesso direto e 8 especialidades com pré-requisitos na área de cirurgia e 10 na área de clínica médica.
SUS-USP
Outro programa disputado na área de Medicina Interna é o de residência no SUS da USP. Nele, os residentes terão a oportunidade de atuar em diferentes hospitais e unidades de saúde que são referência, com recursos como unidade de terapia intensiva, ambulatórios e serviços de emergência.
Um dos diferenciais que esse programa oferece ao interno é a possibilidade de contato com a rede pública e um público diverso, o que poderá ampliar a visão e o conhecimento do residente, além de melhorar sua capacidade de resolução de problemas.
AMRIGS
A Associação Médica do Rio Grande do Sul possui um processo unificado que oferece vagas para diferentes cidades do estado, como Porto Alegre, Joinville e Caxias do Sul, e em outros estados, como Roraima e Mato Grosso.
O último edital ofertou 852 vagas de acesso direto, um número maior que o edital da USP-SP e outras instituições. Entre as especialidades com maior número de vagas estavam: clínica médica, medicina intensiva, cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia.
AREMG
A Associação de Apoio à Residência Médica de Minas Gerais conta com diversos hospitais de qualidade. Em 2023, ofereceu 1282 vagas com acesso direto e os aprovados poderão atuar em diversos parceiros, como Associação Beneficente Católica Hospital Santa Isabel, Hospital das Clínicas Samuel Libânio e outros.